Esquece o leite! É esta a primeira coisa que deves tomar quando acordas!

Quem consegue conciliar uma rotina frenética com hábitos saudáveis, sem dúvidas, merece um prémio. Stress no trabalho, poucas horas de sono e má alimentação parecem ser os principais sintomas daqueles que dizem nunca ter tempo para nada.

Sabemos também que pequenos cuidados diários com a saúde devem fazer parte do nosso dia-a-dia. Afinal, poucos minutos de dedicação a nós mesmos podem render uma vida muito mais longa e próspera.

JÁ OUVISTE FALAR EM MEDICINA AYURVEDA?
Criada há mais de 7 mil anos na Índia, a linha médico-filosófica diz que as escolhas que fazemos em nossa rotina diária podem nos fazer criar resistência a certas doenças ou, pior, ajudar a desenvolvê-las.
O foco em rituais matinais, segundo a Ayurveda, serve para alinhar o corpo com o ritmo da natureza, balancear os doshas (características biológicas de cada um) e nutrir auto estima e auto disciplina.

Dois ingredientes simples podem fazer toda a diferença na busca por equilíbrio: água morna e limão.

PORQUÊ ÁGUA MORNA E LIMÃO?
Mesmo separados, tanto a água como o limão trazem diversos benefícios à saúde.

A água deve ser morna (ou na mesma temperatura do corpo, em torno de 36ºC) pois facilita a absorção do corpo e atua na limpeza e hidratação do organismo sem a necessidade de gastos extras de energia. Se fosse gelada, por exemplo, o organismo gastaria energia (e tempo) para deixá-la na temperatura ideal.

Enquanto o limão é rico em ácido cítrico, Cálcio, Magnésio, Potássio, Fósforo, Vitamina C, flavonoides, pectina, antioxidantes… Não é à toa que o “azedinho” é chamado de “o rei dos frutos curativos” e já ganhou até um livro dedicado às suas propriedades.

QUANDO E QUANTO INGERIR?
1/2 Limão com água, todas as manhãs, já basta.

Especialistas recomendam beber a combinação ainda pela manhã (dica da Ayurveda) e em jejum, uma vez que é necessário esperar pelo menos 10 minutos antes de uma refeição para que os efeitos da água atuem sobre o corpo de maneira pura, sem misturar com outros alimentos ou bebidas.

1. É DETOX
Toxinas indesejáveis são eliminadas mais rapidamente graças às propriedades diuréticas do limão. A sua combinação com água ajuda a manter os rins e todo sistema excretor em bom funcionamento, além de estimular o fígado a livrar-se do que não presta para o corpo, atuando, por exemplo, na prevenção e eliminação de cálculos renais, hepáticos ou na vesícula.

2. LIMPA A PELE
Tanto a Vitamina C como outros antioxidantes presentes no limão ajudam a prevenir rugas, clarear manchas, suavizar cicatrizes e também no combate a doenças de pele como a acne.

3. COMBATE O MAU COLESTEROL
Os antioxidantes também são poderosos contra a oxidação do LDL, popularmente conhecido como o “mau colesterol”, que causa doenças cardíacas e envelhecimento precoce.

4. IMPULSIONA O SISTEMA IMUNOLÓGICO
A alta concentração de Vitamina C no limão é eficaz no combate de constipações e inflamações.

5. AJUDA NA CICATRIZAÇÃO
O ácido ascórbico (Vitamina C) também tem componentes essenciais à manutenção dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagens.

6. HIDRATA PROFUNDAMENTE O CORPO
A boa hidratação do sistema linfático previne sintomas como fadiga, stress e falta de energia, bem como ajuda no controlo da pressão arterial.

7. AJUDA NA DIGESTÃO
O limão estimula o fígado na produção da bile, além de promover o alívio de sintomas como indigestão, azia, arrotos e flatulência. As fibras presentes na fruta ajudam o trato digestivo a funcionar melhor.

8. BALANCEIA O PH
Apesar de ser uma fruta ácida, os ácidos encontrados no limão são facilmente metabolizados pelo corpo, o que ajuda no equilíbrio do PH do sangue.

9. DÁ ENERGIA E POTENCIALIZA O BOM-HUMOR
Propriedades químicas encontradas no limão dão mais energia ao corpo, o que combate o mau-humor e pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e até mesmo de depressão. Devido a seu efeito estimulante, pode ser um bom substituto para o café, que em excesso é prejudicial a saúde.

10. REFRESCA O HÁLITO
Bafo nunca mais! Além disso, ajuda a aliviar dores de dente e gengivite.

11. AJUDA NA PERDA DE PESO
A pectina, fibra encontrada no limão, promove a sensação de saciedade o que ajuda a evitar ataques de fome. Um estudo também comprovou que consumir vitamina C, substância presente no limão, torna o sistema digestivo mais eficiente, auxiliando na perda peso com maior facilidade, comparado a pessoas que não mantêm dieta rica com a vitamina.

Além do que, beber água em jejum acelera em até 30% o metabolismo – nesse caso pode até ser gelada, visto que o esforço do organismo vai ser maior.

Não o faças porque alguém te disse. Faz pela, e para a, tua experiência! bruno azevedo


Ela bebeu água morna com limão e mel todos os dias… Depois de 1 ano, o que lhe aconteceu…

 Fonte: http://www.muitobom.com/esquece-leite-e-esta-primeira-coisa-deves-tomar-quando-acordas/
mm

Analista / Programador na empresa GoalMarketing, S.A. | Aluno desta escola viva que é a vida, juntamente com estes milhões de colegas, mestres, despertadores que se permitem (me) despertar e me envolver nesta consciência de tudo e de nada. (escolaviva.eu) | Terapeuta e frequentador do/no espaço ki-madeira.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.